Nossa História

Fundada há 15 anos, a Matriz Skate Shop é uma rede de lojas direcionada exclusivamente ao skate, idealizada e administrada pelos skatistas profissionais Cezar “Gordo”, Rodrigo “Tx” e Marcus “Cida”.

A Praça Matriz – Porto Alegre/RS – foi o pico mais frequentado pelos skatistas gaúchos em meados de 1998, numa época em que não haviam outros lugares para andar. Nessa época, “Gordo” e “Cida” tiveram a iniciativa de produzirem vídeos de skate para divulgar a cena local existente na época e pouco vista pelas outras partes do Brasil.

Os vídeos não poderiam ter outro nome – Matriz – e logo ganharam as ruas do Brasil, com partes de grandes nomes do skate nacional.

Encontre nossas lojas Conheça nossa equipe


No ano de 2001, Marcus Cida e Cezar Gordo uniram-se ao Sr. Marloi Dal Pozzolo, com o projeto de abrir uma loja autêntica de skate. Queriam poder entregar um atendimento que os skatistas merecem, feito ‘por’ e ‘para’ skatistas – algo muito raro na época. A inauguração oficial da Matriz Skate Shop aconteceu então no dia 12 de Maio daquele ano – mesmo dia em que o IAPI Skate Plaza também foi inaugurado.

Em 2010, ingressou na Matriz Skate Shop um grande reforço tanto para o time de skatistas, quanto para investimento na empresa, Rodrigo “TX” – um dos skatistas mais respeitados do mundo, que compartilha com a rede, o direcionamento de Marketing e Posicionamento de Marca.

Fatos Marcantes

Veja alguns momentos que marcaram nossa trajetória.

1773
Praça da Matriz – Porto Alegre/RS

Nenhum cidadão Português que vivia na antiga Colônia de Porto Alegre (inicialmente habitada por pessoas vindas de Portugal e Espanha) no ano de 1773, imaginava que o local utilizado por eles como ponto de vigilância da cidade, seria transformada muitos anos depois num tradicional e famoso pico de skate da capital gaúcha.

O chão liso formado por pedras de Basalto Polido, juntamente com as bordas de mármore que cercam a escultura principal da Praça, formaram o “habitat natural” ideal para os skatistas dos anos 1990.

Na época, os skatistas Cezar Gordo, Marcus Cida e alguns amigos, iniciaram as filmagens do vídeo batizado “Matriz”, que anos depois deu origem ao nome da Matriz Skate Shop. Outro elemento chave na construção da loja é a Logomarca do “Cachorro” que faz referência à escultura de dois cachorros presentes na Praça, que representam os guardiões do local.

1998
Matriz Videos

São Paulo sempre foi uma referência quando falamos de desenvolvimento de negócios e oportunidades. No skate isso também nunca foi um segredo.

A presença das principais marcas do skate na capital Paulista faziam com que todos os olhos do Brasil estivessem fixos lá, porém a quantidade de skatistas talentosos e com potencial de crescimento era enorme em todo o Brasil!

Para incentivar o skate da região sul e divulgar skatistas das ruas de Porto Alegre, Cezar Gordo e Marcus Cida criaram o projeto “Matriz Videos”. Foram 4 edições que marcaram história no Skate brasileiro e abriram os olhos para o que era apenas um projeto de vídeos pudesse contribuir ainda mais para o Skate Brasileiro.

2001
IAPI Skate Park e 1ª Matriz Skate Shop

A Praça da Matriz ficou pequena para o grande número de skatistas que se via crescendo dia a dia em Porto Alegre. Dessa forma, Gordo e Cida descobriram a melhor maneira de contribuir ainda mais para o Skate da região: viabilizar uma Pista Pública de Skate com qualidade e num formato que agradasse ao maior número de praticantes possível.

Através de um projeto desenvolvido por eles e com bastante insistência nos órgãos públicos, a famosa IAPI Skate Park ganhou vida como a primeira Skate Plaza do mundo. O amor pela Praça da Matriz e outros picos de rua da capital gaúcha, fez com que toda a Pista do IAPI fosse desenvolvida com referência a esses locais, desde o piso de Basalto Polido da Praça da Matriz, até os bancos da Praça XV e outros elementos da Câmara dos Vereadores.

Com tanta coisa acontecendo em favor do skate na época, a quantidade de praticantes crescia de forma assustadora, mas não existia em Porto Alegre uma loja especializada no atendimento direcionado a Skatistas. Foi quando no mesmo dia de inauguração da IAPI Skate Park, a 1ª Matriz Skate Shop abria as portas – 12 de Maio de 2001.

A pista foi responsável pelo desenvolvimento de skatistas de reconhecimento internacional, como Luan Oliveira, Carlos Iqui, Dwayne Fagundes, dentre outros e atualmente continua ­revelando grandes talentos.

2009
Eventos Como Incentivo À Prática do Skate

Desde a inauguração em 2001, o IAPI foi palco para muitos eventos que fortaleciam a cena do skate amador em Porto Alegre. Em 2009 um desses eventos chamou a atenção: Aniversário do Programa Cidade Skate e da Matriz Skate Shop (completando 8 anos na época).

O evento alcançou grande respeito entre os participantes e público desde a primeira edição. Repetindo o sucesso em anos posteriores, mudou o nome para Matriz Skate PRO em 2010, direcionado exclusivamente para atletas profissionais, sendo reconhecido a partir dai como a Maior Celebração do Street Skate do Brasil.

O objetivo do Matriz Skate PRO desde o início foi Comemorar o aniversário da Matriz Skate Shop e Incentivar a prática do skate, entregando ao público presente uma experiência verdadeira com o estilo de vida que praticamos.

Atualmente, o evento é consolidado no Brasil e gera expressivos números de mídia espontânea e participação popular, reunindo mais de 15 mil pessoas – fans e simpatizantes do esporte – vindos de várias partes do mundo.

2012
Rede de Lojas

Quando iniciamos as atividades em 2001, nosso sonho era poder Incentivar a Prática do Skate na região que tinhamos inaugurado a primeira loja (Porto Alegre/RS). Depois de 9 anos, percebemos que poderíamos dividir essa Missão com mais regiões do País e lançamos em 2010 oficialmente a Matriz OnLine com atendimento virtual para todo o Brasil. Esse foi o primeiro passo para uma expansão nacional e em 2012 a 2ª loja física da Matriz Skate Shop abria as portas em Porto alegre, logo tornou-se a primeira de mais 4 franquias que abririam anos à frente.

Em 2015, somos uma Rede de lojas que entrega o melhor serviço possível para os skatistas do Brasil:

  • OnLine: www.matrizskateshop.com.br
  • Porto Alegre: Shopping Total + Shopping Wallig
  • Canoas/RS: Canoas Shopping
  • São Paulo: Rua Augusta, 2414
  • Maringá: Catuaí Shopping
  • Ponta Grossa: Palladium Shopping
2015
Equipe

O Time de Skatistas patrocinados que nos representa nas ruas atualmente foi se formando de forma natural. Em 2010, ganhamos um novo integrante de peso(!). Rodrigo Teixeira “TX” entrou para a Familia Matriz de corpo e alma, assumindo atividades que iam além de skatista profissional e tornou-se também Sócio/Proprietário da Rede. Aproximadamente 5 anos depois, conhecemos uma criança que com 13 anos de idade já demonstrava muito potencial de evolução no skate.

A história parecia se repetir – Luan Oliveira e Carlos Iqui entraram para o time quando tinham entre 11 e 12 anos – e vimos que poderíamos ajudar o Lucas Rabelo a apresentar o talento que tem no skate para o Mundo.

Atualmente, a Familia Matriz é composta por: Cezar Gordo, Marcus Cida. Rodrigo TX, Luan Oliveira, Carlos Iqui, Guilherme Zolin, Diego Garcez e Lucas Rabelo.

Siga a Matriz:
Desenvolvimento: MeClica.com