Blog

Matriz News | Tudo que você precisa saber.

29.12.2016 Por Eliezer Santos

15 COISAS QUE TALVEZ VOCÊ NÃO SAIBA SOBRE A MATRIZ

Em 15 ANOS, muita coisa acontece. Pra deixar você um pouco por dentro da nossa história nos bastidores, aí vai uma listinha com fatos que talvez você ainda não sabia sobre a gente! =)

Curte ai e compartilha com os amigos! =)

1. O nome Matriz Skate Shop surgiu em homenagem à “Praça da Matriz” tradicional pico de rua da cidade de Porto Alegre, onde há cerca de 20 anos atrás Cezar Gordo, Marcus Cida e outros amigos se conheceram. O Logo do cachorro deitado também é uma homenagem ao pico, que possui duas estátuas de cachorros-guardiões da praça.

2. Antes de ser loja, a Matriz era uma produtora de videos de skate (Matriz Videos), que tinha a missão de divulgar o skate gaúcho e brasileiro no final dos anos 90. Tudo começou com um presente: uma câmera de video, que foi dada pelo Sr. Marloi ao filho Cezar Gordo em meados dos anos 90, depois tornou-se a história que estamos contando até hoje. =)

Cezar Gordo filmando Fabio Cristiano para o #Matriz4 – Matriz Videos (2001) Foto: Marcus Cida

3. A verdadeira data de aniversário da Matriz Skate Shop é 12 de MAIO de 2001. Apesar disso, geralmente comemoramos anualmente no Matriz Skate PRO, junto com grandes amigos e familia do skateboard.

4. A 1ª loja Matriz foi aberta no mesmo dia de inauguração do IAPI Skate Park. A loja era de rua e ficava há poucos metros dessa que foi considerada a 1ª  Skate Plaza do mundo, porém por motivos de assaltos constantes foi transferida para o Shopping Total – Porto Alegre, onde permanece em funcionamento até hoje.

IAPI Skate Plaza – em construção (2001)

5. Carlos IQUI foi o 1º skatista a ser convidado a entrar para a #FamiliaMatriz. Luan Oliveira veio logo em seguida sendo o 2º. Os dois chamaram grande atenção pelo talento que demonstravam mesmo com pouca idade.

 

6. A primeira formação do time de skatistas da Matriz tinha: Wagner “Gallo”, Igor Morshak, Marcus Cida, Cezar Gordo, Diego Garcez, Luan Oliveira, Carlos Iqui e Guilherme Zolin. Os dois primeiros seguiram outros rumos mas continuam amigos da #FamiliaMatriz. Após a saída do Wagner e Igor, o time ganhou reforços de Rodrigo TX(2010) e Lucas Rabelo(2014).

7. A Matriz lançou em 2008 o 1º video ensinando manobras em fita VHS, “Matriz Manobras Básicas”. Anos mais tarde se transformou em Matriz Ensina, com os videos em DVD e também postados direto no Youtube.com/MatrizSkate.

8. Rodrigo TX se tornou um dos sócios da Matriz Skate Shop em 2010. Atualmente, os sócios são Cezar Gordo, Marcus Cida, Rodrigo TX e Sr. Marloi. Além de sócio, Rodrigo direciona uma parte das criações da Coleção Matriz: Camisetas, acessórios, bermudas, moletons, etc.

9. “SALVE A RUA”, por: Rodrigo TX: A expressão foi inicialmente citada pelo “Maninho”, figura tradicional do skate de São Paulo. Em uma virada de ano, a gente tava na praia e ele começou a se afogar… ao invés de gritar por “Socorro” ele gritou “SALVA A RUA”(rsrsrs). Depois disso, a expressão começou a ser frequentemente utilizada pelos skatistas de São Paulo, como forma de valorizar o skate de rua.
Quando eu entrei para a Matriz em 2010, a gente tava trocando uma ideia sobre alguma frase que representasse uma bandeira mesmo, alguma coisa que tivesse a ver com a nossa identidade e nessa hora eu sugeri o “Salve A Rua”. Desde então começamos a ver a popularização do termo e hoje virou um titulo que representa as ruas de todo o mundo.

10. A @MatrizOnLine foi inaugurada em 2010 e surgiu para atender skatistas de todo o Brasil. A cidade mais longe que já enviamos um pedido foi OIAPOQUE, extremo norte do estado do Amapá, para envio de uma Touca.

11. O primeiro Collab da Matriz aconteceu também em 2010, numa parceria inédita com a @OUS_Oficial. O 1º Collab de uma marca brasileira com uma empresa internacional também foi apresentado pela Matriz, para lançamento do Shape FLIP + Matriz Pro.Model Luan Oliveira.

12. Lucas Rabelo foi descoberto em Fortaleza/CE por Ely Martins. Ele mesmo apresentou o “Luquinhas” para Cezar Gordo e depois de algum tempo todos do time concordaram em ter o Rabelo na #FamiliaMatriz.

13. SPOT Skateparks e Matriz Skate SPOT são duas coisas diferentes: Spot Skateparks é uma empresa criada pelo skatista profissional Cezar Gordo, que projeta e executa pistas de skate em todo o Brasil. Matriz Skate SPOT é uma pista de skate particular vinculada à Matriz, Cezar Gordo e Luan Oliveira.

14. Luan Oliveira além de skatista profissional, atualmente é proprietário de 2 lojas da Matriz: @MatrizCanoas – Canoas/RS e @MatrizWallig – Porto Alegre.

15. O LOGO de 15 Anos da Matriz foi desenvolvido pelo designer e grafiteiro Felipe MOFAS de Florianópolis. Vencedor de um concurso que fizemos em 2016, Mofas depois de ganhar, foi convidado para desenhar a estampa da 1ª Collab Diamond SUpply Co no Brasil, que foi com a própria Matriz Skate Shop.

16. EXTRA: Nunca desista de um sonho!

Em 2012, infelizmente fomos alvo de um incêndio de grande proporção que ocorreu no Shopping Total. Perdemos grande parte do nosso estoque e felizmente não tivemos feridos. Tudo poderia estar diferente atualmente, se nós tivéssemos nos abatido com o incidente. Atualmente a loja do Shopping Total (@MatrizTotal) continua em atividade e em 2017 completa 14 anos de existência! =)
Além dela, hoje são mais 7 lojas (Matriz Wallig, Matriz Canoas, Matriz Maringa, Matriz Ponta Grossa, Matriz Augusta, Matriz Campinas, Matriz OnLine).

Atual equipe da loja Matriz do Shopping Total =)

>> VEJA TAMBÉM: DOCUMENTÁRIO – IAPI 15 ANOS <<

Posts Relacionados

Saiba tudo que está rolando no blog da Matriz.

Siga a Matriz:
Desenvolvimento: MeClica.com